segunda-feira, 30 de abril de 2012

Aleijadinho Vida e Obra


Antonio Francisco Lisboa, mais conhecido como aleijadinho nasceu em Vila Rica, atual Ouro Preto, em 1730 e morreu 1814. Foi um dos maiores e mais importantes artistas do ciclo do ouro e do barroco. Ele é conhecido e admirado por suas esculturas em pedra sabão, madeira, talha e metais, todas em estilo barroco.



Famosas esculturas de aleijadinho
que representam os doze apostos
Suas obras estão espalhadas por vários patrimônios de pontos turísticos de Minas. Suas principais esculturas se encontram em congonhas do campo e outras em ouro preto.Como aleijadinho não tinha o costume de documentar suas obras, apenas 10% são comprovadamente deles, as demais são atribuídas.

As principais características de suas obras são: olhos amendoados, nariz e queixos afinados,dedos longos,cabelos castanhos ondulados e anjinhos bochechudos.



Aleijadinho estava fascinado pela arte,mas por volta de seus 40 anos começou a desenvolver uma doença nas articulações de seus membros.Essa doença causou a degeneração física e psicológica do artistas.

Aleijadinho e suas obras podem ser dívidas em duas partes: antes e depois de sua doença.

Mesmo depois de sua doença, aleijadinho continuou a esculpir e criar edifícios, ele pedia para que amarrassem as talhas em seus pulsos para que ele pudesse esculpir e entalhar.

Aleijadinho sempre era chamado para enfeitar ou mesmo arquitetar as igrejas da época, que ele mesmo era proibido de frequentar por ser negro e por ser doente.

Baseado no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=FsPTBCc0de8&feature=related

11 comentários: